Cidades de MT adotam gratuidade no transporte público para votação do 2° turno; confira

Tangará da Serra, Nova Olímpia, Sorriso, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde terão passe livre neste domingo (30). Em Mato Grosso, os eleitores vão às urnas para eleger presidente da república.

Nova linha começa a funcionar em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá

Os eleitores de Tangará da Serra, Nova Olímpia, Sorriso, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde terão transporte público gratuito para a votação do 2° turno das eleições 2022, no próximo domingo (30).

Em Cuiabá, também haverá passe livre, conforme divulgado no dia 18 de outubro. Já em Várzea Grande, a gratuidade será oferecida aos mesários e voluntários que trabalharão no pleito.

A gratuidade se baseia na decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de 18 de outubro, que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno das eleições.

Em Mato Grosso, os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República.

Tangará da Serra e Nova Olímpia

Em Tangará da Serra e Nova Olímpia, a gratuidade está garantida desde antes do primeiro turno, por determinação do juiz eleitoral Flávio Maldonado de Barros.

Em Tangará da Serra, o local de partida e chegada dos eleitores será no Módulo Esportivo, onde também serão centralizados os trabalhos da Comissão Especial de Transporte do município. Já em Nova Olímpia, o embarque e desembarque ocorrerão na Junta de Serviço Militar.

Toda a frota de ônibus vai rodar, com gratuidade, das 6h às 18h.

Sorriso

A cidade de Sorriso também adotou a medida e vai disponibilizar transporte coletivo gratuito. A suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do serviço de transporte público coletivo será das 6h às 18h.

Além do coletivo, haverá ainda o transporte gratuito de eleitores feito pela Justiça Eleitoral em pontos específicos, como comunidades rurais mais distantes da sede do município, de acordo com o edital do Cartório Eleitoral, emitido no dia 6 de setembro. Haverá transporte para eleitores da linha Tropical-Navegantes, Barreiro, Poranga, dos Assentamentos Santa Rosa I e II e do Distrito de Boa Esperança.

Os itinerários e horários estão disponíveis no site da prefeitura.

Rondonópolis

Na tarde dessa terça-feira (25), foi determinada por meio do Decreto Municipal nº 11.130, a isenção de pagamento de tarifa de ônibus para a população rondonopolitana no próximo domingo (30).

A novidade em relação ao primeiro turno é que os usuários não precisarão apresentar o título de eleitor ou qualquer documento para utilizar o transporte coletivo.

Toda a frota de ônibus vai rodar das 5h às 18h.

Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou, também na terça-feira (25), o Decreto Municipal nº 6.109, que autorizou a gratuidade no transporte coletivo de ônibus no domingo (30).

Conforme o documento, fica determinada a suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do serviço de transporte público coletivo do município luverdense das 6h às 17h, somente no dia 30 de outubro de 2022.

Cuiabá

O município de Cuiabá também fornecerá gratuidade aos eleitores. A decisão foi comunicada no dia 18 de outubro pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), nas redes sociais.

Inicialmente, a prefeitura havia informado que a tarifa seria de R$ 1 para o transporte público, com início a partir das 0h01 do dia 30 e término às 23h59. Porém, a decisão foi revista após autorização do STF.

A prefeitura comunicou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e a Procuradoria-Geral do município sobre a decisão.

Gratuidade para mesários

Em Várzea Grande, o passe livre de ida e volta será disponibilizado para 2.740 mesários e voluntários que atuarão no segundo turno. A iniciativa já havia ocorrido na primeira etapa da eleição em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do município.

A entrega dos cartões ocorreu antes do primeiro turno e, agora, serão recarregados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

No dia da eleição, a frota de ônibus será reforçada em Várzea Grande e Os ônibus começam a circular a partir das 5h30, já que os mesários e colaboradores precisam chegar aos locais de votação às 6h.

Em Mato Grosso, a eleição começa às 7h.


Fonte: G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui