Cidades de MT adotam gratuidade no transporte público para votação do 2° turno; confira

Tangará da Serra, Nova Olímpia, Sorriso, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde terão passe livre neste domingo (30). Em Mato Grosso, os eleitores vão às urnas para eleger presidente da república.

Os eleitores de Tangará da Serra, Nova Olímpia, Sorriso, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde terão transporte público gratuito para a votação do 2° turno das eleições 2022, no próximo domingo (30).

Em Cuiabá, também haverá passe livre, conforme divulgado no dia 18 de outubro. Já em Várzea Grande, a gratuidade será oferecida aos mesários e voluntários que trabalharão no pleito.

A gratuidade se baseia na decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de 18 de outubro, que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno das eleições.

Em Mato Grosso, os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República.

Tangará da Serra e Nova Olímpia

Em Tangará da Serra e Nova Olímpia, a gratuidade está garantida desde antes do primeiro turno, por determinação do juiz eleitoral Flávio Maldonado de Barros.

Em Tangará da Serra, o local de partida e chegada dos eleitores será no Módulo Esportivo, onde também serão centralizados os trabalhos da Comissão Especial de Transporte do município. Já em Nova Olímpia, o embarque e desembarque ocorrerão na Junta de Serviço Militar.

Toda a frota de ônibus vai rodar, com gratuidade, das 6h às 18h.

Sorriso

A cidade de Sorriso também adotou a medida e vai disponibilizar transporte coletivo gratuito. A suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do serviço de transporte público coletivo será das 6h às 18h.

Além do coletivo, haverá ainda o transporte gratuito de eleitores feito pela Justiça Eleitoral em pontos específicos, como comunidades rurais mais distantes da sede do município, de acordo com o edital do Cartório Eleitoral, emitido no dia 6 de setembro. Haverá transporte para eleitores da linha Tropical-Navegantes, Barreiro, Poranga, dos Assentamentos Santa Rosa I e II e do Distrito de Boa Esperança.

Os itinerários e horários estão disponíveis no site da prefeitura.

Rondonópolis

Na tarde dessa terça-feira (25), foi determinada por meio do Decreto Municipal nº 11.130, a isenção de pagamento de tarifa de ônibus para a população rondonopolitana no próximo domingo (30).

A novidade em relação ao primeiro turno é que os usuários não precisarão apresentar o título de eleitor ou qualquer documento para utilizar o transporte coletivo.

Toda a frota de ônibus vai rodar das 5h às 18h.

Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou, também na terça-feira (25), o Decreto Municipal nº 6.109, que autorizou a gratuidade no transporte coletivo de ônibus no domingo (30).

Conforme o documento, fica determinada a suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do serviço de transporte público coletivo do município luverdense das 6h às 17h, somente no dia 30 de outubro de 2022.

Cuiabá

O município de Cuiabá também fornecerá gratuidade aos eleitores. A decisão foi comunicada no dia 18 de outubro pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), nas redes sociais.

Inicialmente, a prefeitura havia informado que a tarifa seria de R$ 1 para o transporte público, com início a partir das 0h01 do dia 30 e término às 23h59. Porém, a decisão foi revista após autorização do STF.

A prefeitura comunicou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e a Procuradoria-Geral do município sobre a decisão.

Gratuidade para mesários

Em Várzea Grande, o passe livre de ida e volta será disponibilizado para 2.740 mesários e voluntários que atuarão no segundo turno. A iniciativa já havia ocorrido na primeira etapa da eleição em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do município.

A entrega dos cartões ocorreu antes do primeiro turno e, agora, serão recarregados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

No dia da eleição, a frota de ônibus será reforçada em Várzea Grande e Os ônibus começam a circular a partir das 5h30, já que os mesários e colaboradores precisam chegar aos locais de votação às 6h.

Em Mato Grosso, a eleição começa às 7h.


Fonte: G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui