A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos foi aprovada, nessa sexta-feira (18), em Mato Grosso. A Comissão Intergestores Bipartite, que é composta pelos secretários municipais de saúde, decidiu aprovar a aplicação de dose adicional do imunizante Astrazeneca.
A dose pode ser aplicada em idosos de 80 anos ou mais que já concluíram há quatro meses o esquema vacinal, ou seja, que receberam a primeira, segunda dose e a dose de reforço.
A orientação para os municípios é que a aplicação deve ser com as doses que já estão armazenadas em cada cidade devido ao prazo de vencimento dos imunizantes.
Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontou um estoque de 63.755 doses de Astrazeneca armazenada nos municípios do estado com a validade próxima do vencimento.
Desse total, 28.765 vence no dia 22 de março, 6.180 com vencimento para o dia 23 de março e 25.810 para o dia 25 de março.
Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde informou que ainda não há uma definição ou uma previsão para o início da aplicação da quarta dose. A população estimada de idosos acima de 80 anos na capital é de 7.846 pessoas.
Já a Secretaria de Saúde de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, informou que a dose para pessoas com 80 anos ou mais já está disponível no polo de vacinação do Parque Bernek.
Nas outras unidades, os imunizantes estarão disponíveis a partir da próxima semana. A população estimada para esse grupo em Várzea Grande é de 2.870 idosos.
Desde dezembro de 2021, a aplicação pode ser feita em pessoas imunossuprimidas, conforme o cronograma nacional do Ministério da Saúde. A dose adicional da Astrazeneca para este público é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A aplicação da 4ª dose ainda não está disponível para o público em geral em Mato Grosso.
Fonte: g1 MT