Inmet emite alerta e termômetros podem chegar aos 43 °C em MT

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Chico Ferreira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (15), alerta amarelo de tempestade para a região oeste de Mato Grosso. Apesar da previsão de pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, a semana será marcada por forte amplitude térmica e calor extremo, com termômetros podendo chegar até os 43 °C.

Na capital, a segunda-feira (15) terá mínima de 25 °C e máxima de 40 °C, com possibilidade de chuva entre a tarde e a noite. A previsão se mantém semelhante até quarta-feira (17), ainda com chance de pancadas isoladas. A partir de quinta, o tempo fica mais seco e as temperaturas voltam a subir, podendo chegar a 42 °C na sexta-feira (19).

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), a segunda-feira começa com mínima de 22 °C e máxima de 41 °C. O dia terá muitas nuvens e possibilidade de chuva à tarde. Entre terça (16) e quarta-feira (17), o calor predomina, com previsão de chuvas, e na sexta (19) os termômetros novamente alcançam os 41 °C.

No Nortão, em Sinop (500 km da capital), a segunda-feira (15) será de mínima de 24 °C e máxima de 39 °C, com chance de chuva no fim do dia. O calor se intensifica ao longo da semana e pode atingir 42 °C na sexta-feira (19), com baixa umidade do ar.

Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), a previsão aponta para mínima de 22 °C e máximas de até 42 °C durante a semana. No início dos dias, há possibilidade de pancadas de chuva, mas o calor predomina e se mantém até o fim da semana.

Na região de Cáceres (225 km a oeste da capital), o Inmet emitiu alerta amarelo de tempestade válido até quarta-feira (17). A segunda-feira começa com mínima de 24 °C e máxima de 39 °C, mas ao longo da semana os termômetros podem marcar até 43 °C. Apesar da chuva prevista nos primeiros dias, a baixa umidade do ar permanece como preocupação.