O outono começa neste domingo (20), às 12h33 (horário de Brasília). A estação, de transição entre o verão e o inverno, vai até o dia 21 de junho às 06h14.
Na primeira semana da estação, a previsão é de chuvas, ventos fortes e queda acentuada de temperatura nas Regiões Sul e Sudeste, por causa de uma frente fria que chegou na sexta-feira (18), associada a uma intensa massa de ar frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja, abaixo, a previsão do tempo para o outono nas cinco regiões do Brasil:
Norte
As temperaturas deverão ficar próximas da média em grande parte da região. As chuvas deverão permanecer acima da média, principalmente no nordeste do Pará e noroeste do Amazonas. No sudoeste do Pará, a probabilidade é de chuva ligeiramente abaixo da média.
Nordeste
A previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região, principalmente em abril e maio e na parte norte do Nordeste, por causa da Zona de Convergência Intertropical.
O aumento da temperatura das águas próximas à costa poderá aumentar as chances de chuva até o final do outono.
As temperaturas permanecerão próximas e acima da média na região – exceto na parte norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, onde poderão ficar mais amenas.
Centro-Oeste
A partir de maio, começa o período seco no centro do Brasil.
As chuvas devem ocorrer dentro da normalidade ou abaixo da média em grande parte da região, exceto nas partes central e leste de Mato Grosso – onde há a possibilidade de chuvas mais frequentes em abril.
As temperaturas devem ficar acima da média em toda região, exceto no leste de Mato Grosso do Sul – onde pode haver queda ao longo do outono.
Sudeste
Em São Paulo, a máxima fica em 20ºC neste domingo (20). Deverá haver forte queda nas temperaturas em todo o Sudeste até segunda-feira (21).
Para este domingo (20), as previsões indicam ocorrência de chuvas intensas, com volumes acima de 100 mm, no leste e no Vale do Paraíba, em São Paulo.
As chuvas serão fortes no sul e na Região Serrana do Rio de Janeiro e em parte da Zona da Mata de Minas entre a manhã de domingo (20) até a tarde da segunda-feira (21). Pontualmente, poderão ser observados valores de chuva em torno de 200 mm nos próximos dias entre o leste e o litoral norte de São Paulo e no sul e serras do Rio de Janeiro.
Para o outono, normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o sudeste à medida que o outono se aproxima – dando início, assim como no Centro-Oeste, ao período seco.
Dessa vez, a previsão indica que a chuva deverá permanecer abaixo da média nos próximos três meses.
A temperatura do ar deverá ficar próxima e ligeiramente acima da média, mas não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio – que poderão diminuir as temperaturas em locais de maior altitude a partir de maio.
Sul
Neste domingo (20), as temperaturas máximas não devem passar de 18ºC em Curitiba, 22°C em Porto Alegre e 23°C em Florianópolis, com temperaturas ainda sofrendo queda até segunda-feira (21).
As condições são favoráveis à formação de geada fraca na madrugada da segunda nas serras gaúcha e catarinense.
A previsão para o outono é de que as chuvas serão abaixo da média na maior parte da região, por causa dos efeitos que o La Niña pode causar.
Não está descartada, entretanto, a entrada de frentes frias, que poderão provocar chuvas sobre a parte leste da região A temperatura do ar na deverá ficar próxima e acima da média, mas não está descartada a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que inverno ficar mais próximo.
Fonte: G1 MT