Sarampo acende alerta com proximidade de grande show

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução via R7

Uma menina de 9 anos, moradora do bairro Cabo Michel, em Várzea Grande, é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde após um exame apontar contato com o vírus do sarampo. O teste IgM, que indica infecção recente, deu positivo, mas a confirmação oficial de que ela desenvolveu ou não a doença só será possível após o resultado do exame IgG, previsto para a próxima semana. Se confirmado, este será o primeiro caso de sarampo registrado em Várzea Grande neste ano e o quarto em Mato Grosso. O município registrou, até o momento, nove casos, dos quais oito já foram descartados.

No Estado há 70 casos em investigação. Os três casos confirmados são de Tangará da Serra. O resultado do exame levanta alerta na saúde principalmente por causa da proximidade de grandes eventos, como o show internacional do Guns N’ Roses, que reunirá milhares de pessoas no dia 31 deste mês, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O aumento da movimentação no Aeroporto Internacional Marechal Rondon já fez a Prefeitura de Várzea Grande adotar uma nova estratégia de vacinação. A maior preocupação, segundo o município, é criar barreiras contra a circulação de vírus, especialmente o sarampo.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira (08), a vacinação no aeroporto, que segue nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10).

“A medida é preventiva e busca proteger não apenas os viajantes, mas também a população local. O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, de transmissão fácil e com o aumento da movimentação no aeroporto e grandes eventos previstos na região, como o show internacional do Guns N’ Roses, é essencial reforçar as barreiras de proteção e garantir que o vírus do sarampo, como outros, não volte a circular em Várzea Grande”, destacou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforça que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir doenças e evitar surtos. “O compromisso da gestão é proteger a população. Essas ações itinerantes, em pontos estratégicos, têm o propósito de facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura, porque cada dose aplicada é uma garantia a mais de saúde coletiva”, afirmou a secretária.